Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Magos, sabios e estrelas - Mario Persona



https://youtu.be/SfdVZq4j_Gk

Magos, sábios e estrelas
Mario Persona

Vamos abrir em Mateus 2:1: “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai -mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho”.

Esta é uma passagem muito conhecida. Todo ano no natal, as pessoas costumam ler, montar presépios e lembrar-se dos chamados reis magos. Há todo um folclore envolvendo essa passagem, como por exemplo, o fato de colocarem no presépio três reis magos. A Bíblia não fala que eram três, apenas refere-se a três presentes, e por estar no plural, supomos que eram mais de um. Também é comum colocar no presépio, na manjedoura, aquele bebezinho, junto com o burrinho, a vaquinha, e em volta, os reis magos, José e Maria, etc.  No entanto, ao lermos o texto, notamos que  quando eles chegaram lá, o menino Jesus já devia estar com cerca de dois anos de idade, não estava mais em uma manjedoura, por isso que eles vão encontrá-lo em uma casa. Continuando a leitura, vemos a ira de Herodes, que queria destruir aquele que ele acreditava ser um concorrente, afinal, Herodes era  o rei de Israel  e não queria deixar o lugar para outro, e por isso, manda matar meninos com idade média de dois anos, ou seja, a idade de Jesus  quando foi encontrado. 

Mas não é este o assunto que eu queria trazer hoje, essas são apenas algumas pinceladas a fim de esclarecer estas lendas em torno dos reis magos.

O ponto é: quem eram estes magos e como eles sabiam desta estrela? Pois eles não eram judeus! Vieram do oriente, de um lugar distante, talvez da Babilônia, Iraque, Síria ou Iran, não sabemos exatamente, mas eles vieram do oriente da terra de Israel. Primeiro: Quem eram eles? Encontramos na Lei, no Antigo Testamento, Deus falando duramente contra magos, feiticeiros, e todos aqueles que faziam mágicas, feitiçarias e adivinhações. Isto era totalmente proibido na lei que Deus dera a Israel. Então, como que de repente, aparecem magos? E parece que está tudo bem, eles estão inseridos no Evangelho, vindo adorar o menino Jesus. 

Meu pai era um leitor contumaz. Devorava livros, em média um por semana ou a cada duas semanas e sempre lia ficção ou romance, entre outros. Ele entendia todo tipo de assunto e assinava o Mecânica Popular, em espanhol; e uma revista chamada Seleções Readers Digest. Durante toda minha infância e adolescência, eu lia esta revista de capa a capa, pois tinha vários artigos interessantes, inclusive no fim, havia uma sessão de resumo de livros famosos. Eu me lembro de uma edição, provavelmente dos anos setenta, em que eles fizeram a condensação de um livro, que não sei se existe em português, mas em inglês, é chamado “Motel of the Mysteries”,  traduzindo, Motel de Mistérios. Lembrando que nos Estados Unidos, motel tem conotação de hotel de estrada, diferente do Brasil. Era uma história de ficção e comédia, que se passava no ano de 4022, quando arqueólogos descobriram um quarto de motel, ao desenterrar uma porta, onde estava  escrito: “não perturbe”. Eles deduziram se tratar de um sarcófago, e que não deveriam entrar, assim como acontece no Egito, mas entraram pois precisavam investigar. Encontraram ali uma cama, onde havia um esqueleto sentado, olhando para a TV e um outro deitado dentro de uma banheira. Aquele motel deveria ter sido destruído e estava soterrado com tudo o que havia dentro. Então, os arqueólogos publicaram suas conclusões relacionadas a estes “sarcófagos”, dizendo que aquela era uma cama sacrificial, que em frente dela havia um altar com deuses os quais eles adoravam. Havia outra câmara no sarcófago algo como uma tumba de metal revestido de cerâmica branca, e dentro dela, outro esqueleto que fora sepultado ali. E eles  examinaram o interior daquele sarcófago e descobriram um objeto, entendendo que o mesmo seria para ser usado no pescoço, enquanto faziam suas orações e sacrifícios, e este era o assento da privada. Havia outro objeto, uma  corrente que penduravam ao pescoço, e esta era a tampinha da pia. 

Eles descreveram enfim, todos os objetos do banheiro, dentro da conotação de um sarcófago de um povo antigo, pagão, ignorante e primitivo. Inclusive, a privada era um  buraco que através dele, o povo falava com os mortos: a pessoa se abaixava e clamava suas orações e invocações aos mortos através daquele orifício! Nunca esqueci esta história! O que eles fizeram na realidade, foi mostrar que a interpretação de fatos é muito condicionada aos nossos preconceitos, as nossas ideias preconcebidas - eles não faziam ideia que aquele povo que construiu a câmara, aquele sarcófago, não era atrasado, primitivo e ignorante, mas moderno. Muitas vezes somos também assim, pensamos que as pessoas da civilização antiga eram atrasadas, totalmente brutas, que não entendiam nada, mas ao investigarmos sobre isso, encontramos  coisas incríveis. Por exemplo: a arca de Noé. 

Há uma organização nos Estados Unidos que construiu uma arca em tamanho real. Quem quiser fazer uma busca no Youtube da Arca de Noé, em inglês, vai encontrar vídeos com documentários mostrando os aposentos e  o tamanho da arca. Minha filha levou seus filhos para visitar, e diz ser fantástico! Do tamanho do Titanic, toda feita de madeira, e claro, ela não está dentro da água, e sim em um parque. Mas é incrível o tamanho das coisas: as câmaras para os animais; o depósito de comida;  os aposentos de Noé e seus filhos. Como pode alguém construir um navio daquele, no passado? É muita tecnologia! Hoje já se sabe, por exemplo, que alguns povos, os quais não temos muita informação, como os chineses, eram muito mais avançados que os europeus. Cristóvão Colombo, por exemplo, quando chegou às Américas, viajava em algo como uma casquinha de noz! Eu estive dentro de uma réplica da Nau de Colombo, é uma brincadeira! Tinha que ser muito maluco para atravessar o Oceano Atlântico naquela casquinha de noz! No entanto, naquele mesmo ano, 1492 eu creio, havia na China um navio de guerra todo feito de madeira, do tamanho de um  transatlântico moderno. 

A tecnologia já existe há muito tempo, os homens já eram inteligentes. A teoria da evolução empaca ao tentar explicar a evolução das línguas, porque elas não evoluem, mas regridem, tornando-se piores do que no passado. Por exemplo, o grego, o hebraico, o aramaico, o sânscrito eram línguas muito mais sofisticadas que atualmente. Hoje, ao ler a Bíblia, às vezes temos que recorrer ao grego para entender certos termos, uma vez que na nossa tradução, colocam tudo com o mesmo nome, mas no original grego tem diferentes significados. Podemos ver então que  havia sim conhecimento e tecnologia. Adão foi criado sabendo falar um idioma, não sabemos qual, mas ele e Eva já falavam e conversavam num idioma completo, com todos os verbos,  substantivos, toda a estrutura idiomática que já estava na mente de Adão quando ele foi criado. Depois Deus iria confundir as línguas, criando novas, para que o povo se espalhasse pela terra, que foi a Sua ordem inicial. Ele falou para Adão crescer, multiplicar e encher a terra, e  disse o mesmo a Noé. Os homens porém, contrariando Deus, se concentraram em um lugar, construíram a torre de Babel e Deus precisou ir lá mandar que saíssem e se espalhassem,  conforme havia pedido no começo.

Agora, voltando ao assunto dos magos. Quem eram esses? Ora, eram homens sábios. A tradução correta seria, sábios do oriente. Antigamente havia astrologia (horóscopo), e astronomia. Um astrólogo era um astrônomo. Deus no princípio colocou os astros no céu, como sinais, a fim de darem direção aos homens, e durante toda a história da humanidade os homens se guiaram pelas estrelas, tal como acontece até hoje quando um satélite é mandado ao espaço, ele também se localiza pelas estrelas. Ao usar o GPS, podemos até achar que o mesmo dá a localização graças ao satélite no espaço, mas que GPS tem o satélite para saber onde deve ficar no espaço? Ele também tem todo um sistema de cálculo de medição pelas estrelas. 

Por exemplo: temos a tecnologia óptica. Muitos museus têm centenas de esferas feitas de cristal polido que não expõem por desconhecerem para que servem. Muitas delas foram tiradas dos olhos de divindades antigas. Eles pegavam aquela bolinha de cristal polido, e guardavam pensando assim como fizeram os que descobriram o quarto do motel no livro que mencionei: eles pensam que aquelas bolinhas são objetos para fazer sacrifícios e adoração a deuses pagãos, mas na verdade, são instrumentos ópticos. Hoje, já se sabe que os antigos poliam os cristais até os transformar em lentes, e tinham a capacidade de observar os céus, se assim  não fosse, como teriam descoberto os planetas antes, digamos assim, da invenção oficial do telescópio? Eles tinham todo o equipamento! Toda a localização das pirâmides é baseada em cálculos estelares, que só pessoas com a capacidade intelectual muito grande e com equipamentos de medição de distância semelhantes aos modernos, poderiam ter feito algo. Eles tinham uma tecnologia fantástica!

Eu li um artigo que dizia que os babilônicos já sabiam que Saturno tinha anéis. Talvez alguém consiga descobrir que uma determinada estrela é Saturno, mas a olho nu não dá para ver anéis, teria que haver um telescópio. Em um museu, há uma bateria com pilha de dois mil anos que ninguém sabe para que servia. Não havia rádio a pilha! Mas havia bateria que funcionava, se colocassem suco de limão dentro, junto aos terminais de metais a bateria funcionaria, assim como fazíamos na escola, criaria uma faísca até acender fogo.   

Entenda, no passado havia muita inteligência, sabedoria e tecnologia. Esses magos eram os cientistas, os sábios da época, que tinham um cabedal enorme de conhecimentos, não apenas de astronomia, mas de medicina, remédios, química, botânica. Eu tinha em casa  uma coleção de livros chamados  "tesouro da Juventude" não sei onde foi parar, deve estar com meu sobrinho ou com minha irmã, eu devorei essa coleção de 1955. A tabela periódica dos elementos químicos desta época era uma piada em relação a de hoje, muitas coisas foram descobertas recentemente. Então, é uma audácia muito grande os homens se acharam inteligentes e evoluídos. Não, ninguém evoluiu! Já fomos criados integralmente, com todas as capacidades, não passamos por fases. 
- Ah, mas e os homens da caverna? 
- Bom,  quando os primeiros britânicos começaram a se mudar para a Austrália - que na verdade era uma ilha prisão, mandavam os bandidos para lá, ou seja, a Austrália foi colonizada por prisioneiros da Inglaterra - quando chegaram lá descobriram que havia homens da caverna, os aborígenes australianos, que tinham rostos completamente diferentes dos ingleses. Hoje existem cientistas dentre os aborígenes, eles só estavam isolados, sem comunicação e não tinham certas coisas que os britânicos tinham. Então, esses magos que lemos na Bíblia, eram homens sábios da sua época. 

Daniel 5, nos ajuda a entender: ele também era um mago. Quando Belsazar, o neto de Nabucodonosor, viu uma mão escrevendo na parede do seu palácio, fica muito aflito: 

“Então o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se lhe o semblante; e os seus senhores estavam sobressaltados. A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante. Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores”.

Daniel era chefe dos magos. Com isto entendemos que um mago não era quem fazia magia, claro que tinha o mago feiticeiro, mas qualquer pessoa sábia naquele tempo era considerada um mago. Ele fazia adivinhações? Sim, Daniel fazia! Na cabeça dos incrédulos, Daniel era um adivinho. Eles  não sabiam que Daniel recebia a revelação direta do Deus verdadeiro, aquelas adivinhações, na verdade,  eram profecias recebidas de Deus. Os magos, que eram os cientistas da época, faziam adivinhações, o cientista de hoje também faz. Quantas teorias científicas são publicadas para depois serem descartadas! Há uma frase muito conhecida que diz: "a ciência caminha de funeral em funeral", ou seja, aquilo que valia em 1955 como tabela periódica, por exemplo, hoje não vale mais, estava incompleta. Então, a própria ciência tem suas adivinhações, a teoria da evolução é  uma delas, pois não dá para prová-la, assim como não dá para provar a criação, porque esta é uma revelação. Não se pode provar nem que Deus criou todas as coisas e nem provar que não criou. Da mesma forma não podemos provar que o homem teria evoluído. Até hoje os cientistas evolucionistas não sabem explicar a existência de um inseto. Existem insetos conservados em âmbar, em cinza vulcânica, em alcatrão, e estão lá há milhares, talvez milhões de anos, presos, e são os mesmos insetos que existem hoje, porque não evoluiu coisa nenhuma! 

Mas, voltando ao tema, já entendemos quem foram os magos, agora, que estrela era aquela? Em Números 22, conhecemos um mago, não como Daniel, que era profeta e servo de Deus, mas um mago, um cientista ou adivinho, tal qual era visto em sua época por todas as pessoas, chamado Balaão. Sua história é bem longa, não caberia aqui ler todos os capítulos que vão do 22 ao 25, por isso, vou resumir. Havia um rei, Balaque - se desejarem conhecer a sua aparência, pesquisem no Google digitando "Balaque”, ele é muito parecido comigo! Na verdade, quando procuramos uma informação no Google, este nos mostra uma foto, quer seja de Balaque, de Moisés, ou qualquer outro, e como não existe foto real dessas pessoas, o Google acaba pegando foto de novelas, ou filmes. Algum dia devo ter falado sobre Balaque em um dos meus vídeos, pois a busca apresenta minha foto como se fosse o tal rei. Bom, até que ele é bem parecido comigo, era muito simpático. Mas, Balaque era rei dos moabitas e estava preocupadíssimo, porque Israel estava chegando e ele tinha notícias que onde Israel passava, exterminava a todos. Os moabitas anteriormente tinham enganado Israel, agora, teriam uma lição, seriam castigados pelos israelitas, conforme diz o capitulo 22: 

“Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Peor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado”.

Ele mandou seus anciãos, secretários e ministros com muitos presentes e  pagamentos buscarem Balaão, que era um feiticeiro, cientista, um mago, um adivinho, tudo isso mesmo, um pacote. Em resposta a mensagem, Balaão lhe diz: “Passai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar; então os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão”. Mas Balaão não invocava o Deus de Israel, só fazia de conta, invocava na verdade, aos demônios, assim como acontece em qualquer sessão espírita, que supostamente invoca pessoas mortas. Ali, quem atende ao telefone são demônios com seis mil anos de experiência em enganar os homens, e atendem ao chamado dando aquilo que a pessoa quer ouvir: Tudo é bonito, a pessoa que morreu está num lugar melhor, etc., mas são demônios! A Bíblia mostra isso. Tal era Balaão, um invocador de demônios. Mas aqui, para impressionar o seu cliente, ele diz que irá invocar Jeová. Agora porém, ele tem um problema: o Senhor Jeová realmente aparece e fala com ele, e por esta  ele não esperava. Ele discou um número e quem atendeu foi outro. O Senhor tinha muito interesse no seu povo, e não queria de maneira alguma que o mesmo fosse amaldiçoado. 

“E veio Deus a Balaão, e disse (na realidade foi Elohim quem veio a Balaão. Elohim é Pai, Filho e Espírito Santo, pois Elohim é uma palavra que quer dizer, Deus, no plural, ou seja, a Trindade): 

“E veio Elohim e disse: Quem são estes homens que estão contigo? E Balaão disse a Elohim:  Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, os enviou, dizendo: Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem agora, amaldiçoa-o; porventura poderei pelejar contra ele e expulsá-lo. Então disse Deus ou Elohim a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito”. 

Balaão na manhã seguinte volta e explica aos príncipes que desta vez, não vai poder fazer este serviço. Balaque fica sabendo disto, e manda príncipes mais nobres e importantes com presentes mais caros, para tentar convencê-lo. Então o Senhor diz a Balaão: Agora vá com eles! Quando eles chegam à terra dos moabitas, oferecem sacrifício e ele recebe revelações do Deus  verdadeiro. Mas no caminho para lá, ele teve  uma surpresa, porque o Senhor Jeová em forma humana, aparece para ele, conforme diz: 

“Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe”. Números 22:21. Agora ele aceitou o convite, isto se chama vontade permissiva de Deus, ou seja, quando Ele diz: Não vá, e você  insiste em ir, então, Ele permite que vá. É como uma criança. Lembro-me de meus filhos, eu dizia a um, não põe a mão aí que está quente! Mas ele fazia e claro que depois, chorava e eu passava uma pomada em seu dedo. O que era aquilo? Não obedeceu a ordem, então o pai diz: Então vai! E Deus falou isto a Balaão. “E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele”. Números 22:22

Aqui,  é o anjo do Senhor e não um anjo do Senhor. Quando você encontrar na Bíblia, o anjo do Senhor, é o próprio Senhor Jeová, em forma humana. Quando encontrar  um anjo do Senhor, é um anjo. Assim, fica fácil de entender a passagem. O próprio Senhor apareceu para a jumenta, ela viu o Senhor. Balaão não viu, ele estava em uma posição espiritual inferior a uma jumenta, assim como é a condição de muitos que não creem na palavra de Deus. Eu sei que é ofensivo falar uma coisa dessas, mas eles não creem que Deus possa falar com os homens. O Senhor estava tentando avisar Balaão para não ir e aqui há um  problema: a jumenta empaca e não quer ir,  joga-o contra um muro de pedra, o que faz com que Balaão bata muito no animal:  

“Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la. Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda. E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? A jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida”. Números 22:33. 

Olha que susto! Que mensagem tremenda Balaão recebeu! Agora ele vai continuar seu caminho, depois deste susto e reprimenda, e ao chegar não conseguirá amaldiçoar Israel, e sim abençoar várias vezes! E cada benção faz com que Balaque fique mais irado, insistindo para que ele amaldiçoe. São praticamente dois ou três capítulos da história, com Balaão abençoando Israel. 

Mas, aqui, chegamos ao ponto importante. No capitulo 24:15. “Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos; Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos. Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto, uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete”.

Aqui, ele faz uma profecia tremenda: Primeiro ele fala: “Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto”; Ele sabia que seria condenado, não teria proximidade de Cristo, jamais! Mas agora ele era obrigado a fazer esta profecia que tem duas partes: Uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel. - A estrela nos fala de um guia, porque no primeiro capítulo de Gênesis, Deus as criou para servir de guia para os homens. Muitas vezes na Bíblia, estrelas são usadas como simbologia para guias espirituais, por exemplo: Anjos são também chamados de estrela, e Cristo, que além de ser identificado como estrela, é também chamado de Sol da Justiça. As estrelas, a lua e o sol são os astros dados por Deus para guiar o homem. Aqui, "estrela", é  aquela que iria indicar realmente que o rei de Israel estaria vindo. O cetro é um bastão de governo. Então duas partes: primeiro, viria esta  estrela, e depois o cetro. Cristo, o Messias prometido a Israel, chegaria, e depois, o Messias e rei de Israel reinaria e exterminaria seus inimigos, inclusive os moabitas.

Balaão vai acabar morto, podemos ver no capítulo 13 no  livro de Josué, mas não antes de causar muito problema a Israel, pois depois, ele começou a insistir para os israelitas tomarem mulheres dos povos pagãos, para corrompê-las e se prostituírem, além de se prostituírem espiritualmente idolatrando e adorando ídolos pagãos. Ele fez uma confusão, trabalhou para tentar destruir Israel por dentro. Uma vez que não conseguiu amaldiçoá-lo de fora para dentro, foi depois de dentro para fora,  conseguindo contaminar o povo. Mas isso é outra história que é contada nos capítulos seguintes de Números. Esta passagem é citada em Apocalipse cap.2.

Mas, agora, vamos ao que interessa. Estes homens sábios ou magos, deviam ler muitos manuscritos, inclusive os textos dos judeus, de Moisés, o livro de Números, pois eles tinham acesso às escrituras. Não seriam sábios sem possuir  uma vasta gama de conhecimento. Se você se acha sábio, inteligente e rejeita as escrituras, isso não é ser sábio. Porque as Escrituras naquele tempo, faziam parte da biblioteca dos sábios, tanto que ao ler os Evangelhos, milhares de anos lá na frente, encontramos estes vindos do oriente, sabendo toda a história de Balaão e que uma estrela seria mostrada para indicar a vinda do rei de Israel. Aqueles homens  pesquisavam os céus. Hoje, existem  mapas estelares dos babilônios que são perfeitos. Não entendemos como eles conseguiram fazer todo o mapeamento do céu sem equipamentos modernos, mas seus mapas estelares daquela época são ótimos, pois eles viviam olhando para o céu e as estrelas. Então, de repente aparece uma estrela que não está no mapa nem no programa, e eles se lembram da profecia de Balaão sobre o rei de Israel. - Vamos seguir esta estrela até onde ela nos levar!  E ela os guia até Israel. Deus guia as pessoas que não se deixam cegar pelo orgulho humano. Ele quer lhes  mostrar o caminho onde está Cristo Jesus,  o Salvador, mas isso só àqueles que tiverem os olhos abertos. Não como Balaão que ficou sabendo tudo aquilo, mas era um homem ímpio, que só queria brigar com Deus. Você  já tentou brigar com Deus?  

Em João 5, encontramos homens religiosos da época de Jesus que embora conhecessem as escrituras de trás para frente, rejeitavam o conhecimento que Deus colocava diante de seus narizes. Em  João 5:37, diz: “E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós”. Aqui ele está falando com os judeus religiosos, mestres da lei, escribas, sacerdotes e fariseus. Eles estavam com a estrela à sua frente (Jesus). Costumamos dizer, tal estrela do cinema, da música, não é? Mas a verdadeira estrela é a da salvação, Cristo Jesus!

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:40.

Que vergonhoso para aqueles judeus religiosos! Examinavam as escrituras, falavam do Messias, do Salvador e rei de Israel, mas não queriam ir a Ele. Porém, homens sábios do oriente, fazem uma viagem a pé, que talvez tenha levado uns dois anos até chegarem a Israel, a fim de conhecerem o rei, o Messias prometido. Que disparate uma coisa dessas! E você, o que faz com o conhecimento de que Jesus veio ao mundo salvar pecadores? Acomoda-se com todo este conhecimento, sabendo que Jesus morreu para lhe salvar ou é aquele que sai do oriente e viaja  dias e dias para poder se encontrar com o salvador do mundo?

Nunca me esqueço de um irmão das montanhas na Bolívia, que todos os domingos acorda de madrugada, caminha pelas montanhas quatro horas a pé para chegar à assembleia, se reunir com os irmãos e partir o pão, participando da ceia do Senhor. Depois ele anda mais quatro horas para voltar ao seu povoado. Isto é ter certeza da sua salvação e querer conhecer e adorar o Senhor Jesus! Por que ele faz isso? Será que andando bastante será salvo, assim como pensam os  andarilhos que carregam uma cruz nas costas  indo para Aparecida do Norte? Não! O evangelho não é uma lista de regras, de sofrimento e de coisas que devam ser cumpridas para merecer a salvação, mas é a Boa Nova de que Cristo cumpriu tudo o que precisava ser feito para dar a salvação de graça a qualquer pecador arrependido que chega até Ele. Aquele que simplesmente chega e diz: Senhor, salve-me, salve-me! Quando aquele centurião quis se suicidar depois de supor que seus prisioneiros tivessem escapado, inclusive, Paulo e Silas, ele pergunta a estes: - Senhores, o que eu devo fazer para ser salvo?  Responderam: crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Ele podia ter perguntado: - mas, só isso? - Só isso, não! Isso foi o maior custo, a obra mais cara do mundo. O sangue do filho de Deus foi derramado na cruz para salvar pecadores!  

E o versículo continua: “E não quereis vir a mim para terdes vida.” Aqueles homens vieram do oriente para buscar este Cristo Salvador, quando ele nasceu no mundo. E aqueles ali, no bem bom, tendo Jesus pertinho, não querem ir a Ele para terem vida... 

“Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tende em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis”

Aqui é uma profecia futura da vinda do anticristo, que será aceito por Israel quando uma grande massa da população de judeus e gentios o receberá de braços abertos. Mas um pequeno remanescente crerá em Cristo, e não irá aceitá-lo. O anticristo virá em seu próprio nome, mas este Jesus que veio  em nome e enviado pelo próprio Pai, eles não aceitaram.

 “Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa Moisés, em quem vós esperais.  Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”

Às vezes recebo e-mails e mensagens de pessoas espíritas, da umbanda ou candomblé dizendo que até gostam de ler os Evangelhos, mas não o Antigo Testamento, na parte que Deus proíbe a comunicação com os mortos. Esta parte foi escrita por Moisés e está no Antigo Testamento, no Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Então, lhes mostro esta passagem, “Se você não crê nos escritos de Moisés, como acha que crerá em Jesus?” Não há como! Foi sobre Jesus que Moisés escreveu! Este é o ponto. Se você se acha grande entendedor de muitas coisas e ainda não foi a Cristo, você nada entende! Ainda não entendeu aquilo que tem valor para a vida eterna. Todos os entendimentos e tecnologia humana vão passar. Aqueles homens do passado não eram brutos, rudes ou ignorantes, eram sábios que perscrutavam as escrituras e  muitos outros livros. Aqueles que buscavam realmente a salvação, iriam seguir a estrela e encontrá-la. Você já seguiu a estrela, que é Cristo? Você já foi buscar esse que é o salvador do mundo? 

Em João 5:24, o próprio Senhor Jesus fala: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Sabemos que hoje vivemos em um mundo praticamente cristianizado aqui no ocidente, e a maioria das pessoas que professam ser cristãs não tem certeza de vida eterna. Você pergunta a alguém se ela crê em Jesus, ela responde que sim, que vai à igreja, lê a Bíblia. E se lhe pergunta para onde ela vai caso morra agora,  responderá que acha que vai para o céu, porque lê a Bíblia, vai à igreja, dá o dízimo, etc. Mas a resposta correta não é essa! Ninguém disse que precisa fazer algo para ser salvo! Na Bíblia o Senhor Jesus falou: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Já, agora, neste momento!  Então, você crê em Jesus? Ele deu a salvação de graça e diz: tem a vida eterna! Não disse talvez,  por ventura, quiçá. Mas o fato é que o homem detesta a graça. Neste mundo todos querem tudo de graça, mas quando se fala que a salvação é de graça, fazem questão de pagar, tem que fazer alguma coisa, assim é muito fácil! 

Hoje mesmo recebi um e-mail enorme, após gravar um vídeo a respeito da morte de um jornalista que se declarava ateu. E nesse vídeo eu digo que uma pessoa precisa somente de um segundo, ou uma fração de segundo para se converter, se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus, assim, ninguém poderia julgar que só porque morreu em um acidente aéreo, aquela pessoa estaria  perdida. Afinal, quem sabe o que se passou naqueles últimos segundos, entre ele, a sua consciência e Deus? Ao ser queimado, ninguém morre de repente, a pessoa grita, sofre, e há várias lembranças em seu cérebro de muitas coisas que escutou do Evangelho. Ele  não era um homem ignorante, deve ter tido acesso ao evangelho e sido evangelizado por muita gente. Deus pode sim, tocar um coração no derradeiro momento de sua vida! Mas este texto que recebi é de alguém que se diz cristão e pergunta como Deus deixaria por isso mesmo alguém que falou mal de Deus e de Jesus. Essa pessoa não entende o que é graça. A única justiça que Deus quer para salvar o pecador, é a que Cristo fez na cruz, porque ali ele recebeu a justa demanda de Deus para morrer pelos nossos pecados. A justiça própria atrapalha a salvação de qualquer pessoa. - Se eu me acho justo, eu mereço ser salvo. Ele não! Pois por toda a vida falou  mal  de Jesus, como agora  quer ser salvo? 

O fariseu estava no templo dizendo, oh Deus, eu dou o dízimo, jejuo, faço isto e aquilo, e o publicano que era um traidor da pátria, recolhia impostos dos judeus para entregar aos invasores romanos, nem ousava  levantar os olhos. Batia no peito e dizia: - oh Deus, tenha misericórdia de mim pecador. O Senhor Jesus diz: este foi justificado, não aquele, que tem justiça própria!  Você não vai poder ser justificado por Cristo, se tem a própria justiça que vai levá-lo ao lago de fogo para condenação eterna. Então creia em Jesus, aceite que Deus já indicou o caminho, já deu a estrela, já mostrou que ela é seguida até pelos mais improváveis, como aqueles magos do oriente, ou qualquer pessoa que passou uma vida dissoluta e no último segundo de sua vida, creu no Salvador. Sim, se ele creu no Salvador será salvo! E aquele que passou a vida inteira em uma igreja, com a Bíblia debaixo do braço, cantando, louvando e dizendo: oh Senhor, em teu nome expulsei demônios, em teu nome fiz maravilhas, em teu nome profetizei. O Senhor conforme Mateus 7, dirá: “Nunca os conheci, apartai- vos de mim”. 

Deus não vai salvar religiosos, mas pecadores arrependidos que creem em Jesus como seu Salvador. Espero que você seja um deles.