Pesquisar este blog

Para fazer download do mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

Voce tem medo de que? Mario Persona



https://youtu.be/zOYBhHWHCvg

Você tem medo de quê?
Mario Persona

Você tem medo de quê? Qual é o seu medo, o seu pavor, a sua paúra? Eu conheço gente que  tem medo de escuro, uma tem medo de tudo que tem asas, se apavora quando vê uma borboleta voando. Mas, por que temos medo das coisas? Na realidade, o medo é uma defesa, um instinto natural de sobrevivência de todo ser humano. Se não tivéssemos medo, pularíamos de uma montanha, ou de um navio, mergulharíamos no mar. Portanto, o medo nos segura para não morremos, para mantermos a nossa integridade física, pelo menos. Mas há pessoas que tem uns medos estranhos. Estava assistindo um programa na Netflix, produzido pela  NET GEO,  aquela revista que agora também faz documentários, sobre pessoas que têm medo do fim do mundo. Não exatamente da destruição em si, mas das coisas se degringolarem completamente na sociedade, e de repente as pessoas ficarem loucas e quererem roubar e matar para obter comida. Estão no país mais rico do mundo (são norte-americanos) e lá existem agora, naquele país, pessoas se preparando para uma situação difícil, temendo que sua casa seja invadida e roubada; que acabe a comida. Eles se preparam como se assistissem todos os dias aquele filme Walking Dead, temendo que o mundo vá ficar cheio de zumbis para todo lado, comendo gente. 

Uns se preparam temendo uma guerra atômica; outros temem atentados terroristas em grandes cidades, levando as pessoas a ficarem desesperadas causando uma convulsão social; outros temem que o sistema econômico norte-americano venha a desmoronar causando falta de alimentos, energia, segurança  etc, levando a  sociedade a um caos. Então, este documentário vai mostrando diversas pessoas que estão se preparando para esse momento. E você ao ver aquilo acha muito louco, porque os caras estão se armando até os dentes, famílias inteiras, até um menino de quatro anos de idade tem uma espingardinha pequena com bala de verdade, aprendendo a se defender e a matar alguém que queira invadir a chácara deles. O programa mostrou pessoas que moram na grande cidade de Boston, e que estão inclusive, comprando terras fora da cidade e construindo um forte, em caso de acontecer uma convulsão social por ali, assim eles podem fugir para essas terras para se esconderem e se defenderem lá. Acham mesmo que vão encontrar uma estrada livre e desimpedida  para fazer isso e viajar até suas terras! O mais provável é que quando chegarem lá, já deverá ter gente comendo a comida que eles armazenaram. Há pessoas armazenando comida para um ano! Como uma das famílias, que montou uma piscina enorme para armazenar água, e os filhos são proibidos de nadar durante o dia mesmo que faça calor, só podem nadar à noite, porque não podem entrar na piscina com protetor solar para não contaminar a água disponível que vai servir para o fim do mundo, na hora da necessidade.

Tem inclusive um cara tão maluco que está armazenando água e comida para anos, e que construiu uma casa fortificada dizendo que dez por cento da comida foi envenenada para que que  ninguém entre  lá e vá roubar sua comida e água, e só ele sabe quais estão envenenados Agora, pense comigo:  no caso desse cara morrer, e um coitado com fome conseguir arrombar a casa para pegar comida: ele vai morrer! Estas são pessoas extremamente egoístas e medrosas! E por que elas têm medo de morrer? Porque têm medo de perder a sua vida, a sua posição neste mundo, tem medo de perder as vantagens que a sociedade americana lhes dá. O  mais engraçado, é que a pessoa mais sensata de todo o documentário foi uma colombiana que um desses caras conheceu pela internet num site de namoro e se casou com ela. Ela não está acreditando em nada disso. Quando a entrevistaram ela disse: “eu não acredito, porque se Deus quiser que morramos, morreremos! Simples assim! Não há outra solução. Nós na Colômbia, já vivemos no pior  todos os dias. Então, hoje ninguém vai se preparar  porque já estamos vivendo no pior”. 

Mas, o medo é bom? Como eu falei, o medo é bom para você se defender como reação a sobrevivência, mas existe também um temor que é benéfico. Em Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. E em Provérbios 14:26, diz: “No temor do Senhor há firme confiança e ele será o refúgio para seus filhos”. Ele é o refugio! Podem construir uma casa na mata, um forte Apache, podem construir tudo, “se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a Sentinela” .

Esse medo pode levar a pessoa ao temor maléfico, instigado pelo próprio Satanás. Em 2Timóteo 1:7, diz que Deus não nos deu espírito de temor. Isso está sendo falando para pessoas que conhecem a Cristo. Muitos no documentário, andam com a Bíblia em uma mão e a arma na outra para matar os invasores. E você que está assistindo a isso, pensa: - Mas, espera aí, o que é isso? Que Evangelho é este que eles escutaram? Onde eles viram este Evangelho de querer a todo custo exterminar aqueles que podem lhes causar mal? Porque Deus não nos deu espírito de temor! Um salvo por Cristo não tem que ter espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação. E não é nem um pouco moderado, as pessoas estocarem comida para um, dez, doze anos no seu porão, gastando milhões. Há uma esposa muito brava com seu marido que foi fazer compras e trouxe comida feita para o exército, para durar vários anos. Ela pergunta quanto ele gastou, e ele responde - quase  $54000! Isso tudo para depois jogar fora, porque vai vencer e terão que comprar um outro pacote daqueles.

É uma loucura! Não tem moderação nisto, e não é um sentimento cristão de maneira nenhuma. O Senhor Jesus, quando saiu deste mundo, ao se despedir dos seus discípulos, disse:  “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá”. Sim, porque o mundo pode dar uma paz à base de armas; de guardar comida, mas essa não tem nada a ver com a paz que Cristo dá. “Não se turbe o vosso coração e nem se atemorize”, disse Jesus, antes de partir. 

Em 1 João 4:18, diz: 

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”.

Este é o amor de Deus! Uma pessoa que conheceu o amor de Deus não terá temor, porque o perfeito amor lança fora o medo, porque quem crê em Cristo, está seguro agora nas mãos de Deus. Na minha Bíblia Revista e Corrigida fiz uma contagem: 58 vezes lemos a expressão “Não Temas”. Ao dizer isso, Deus quis nos deixar um recado. Como posso não temer? No Salmo 56:11 diz: “Em Deus tenho posto a minha confiança”. Não nas armas! É claro que colocamos grades nas janelas; fazemos seguro do carro; instalamos antivírus no computador, tudo bem até aí, porque sabendo que tem um perigo imediato, nós cuidamos para não tentarmos a Deus. Não vou atravessar um beco numa rua escura, pois sei que ali pode ter criminosos, vou escolher uma rua iluminada. - Ah, vou pela escura que Deus vai me guardar! - Você vai pular do telhado? - Sim, Deus vai me guardar!  - Isso é tentar a Deus! Há coisas que podemos fazer e fazemos, para nossa proteção, mas em Deus tenho posto a minha confiança, não temerei o que me possa fazer o homem. Assim deveria ser a vida de todo ser humano, e assim é o cristão, isto é prometido a ele. Jó 13:14, nos mostra que Jó foi um homem que recebeu ataques de todos os lados e no meio do seu sofrimento, da sua angústia, ele diz: 

“Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão? Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele”.

Ele não diz, diante dos homens! Ainda que Ele me mate, ou seja, ainda que possa me acontecer o pior, continuarei confiando em Deus. Esta é a confiança de uma pessoa que conhece realmente o verdadeiro amor. 

As pessoas têm medo de morrer porque têm medo do desconhecido que vem depois, pelo sentimento de culpa que todo ser humano carrega por causa dos seus pecados. Temem enfrentar a Deus ao encontrá-lo. Até mesmo o ateu tem medo de morrer, assim como os que lidam com a morte o tempo todo. Lembro-me de uma longa viagem de quase dois dias de carro que fiz com um  casal espírita que me deu carona certa vez. Eu dirigia a maior parte do tempo o carro deles,  porque eram  idosos. Eles  tinham muito medo de morrer, falavam com espíritos, achavam que  o além estaria logo ali, depois da curva. Eu falava do Evangelho e ainda assim, tinham  pavor de morrer. Em Hebreus 9:27 diz: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Por isso o homem tem medo da morte, porque há um juízo esperando por ele ali, no fim da rua. Está determinado ao homem morrer uma vez, e não após 2, 3, 4 e 10 encarnações. A Bíblia é clara nisto. E depois da sua morte, o juízo. Hebreus 10:31 diz assim:  “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Então, se você tem medo de morrer e ainda não tem a sua salvação assegurada, tenha medo mesmo, horror, tenha  pavor de morrer. Porque o que espera depois da morte é o juízo e deste não há escapatória. Ninguém pense que vai chegar à presença de Deus e dizer: - eu cometi dez pecados, mas fiz vinte boas obras, minha balança está melhor. Ora, Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus por causa de um pecado somente! Quantos pecados você tem? Mais de um?  Já perdeu, não tem jeito!

Hebreus 2:14 diz: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”.

Que boa notícia! Cristo, o filho de Deus, veio morrer. Deus assumiu um corpo humano e  morreu na cruz para quê? Para aniquilar aquele que tinha o império da morte, ou seja, Satanás. E ele tinha o império e poder  da morte porque foi ele quem causou a morte lá no jardim do Éden quando tentou Adão e Eva. Deus falou: - No dia em que comer desse fruto morrereis. - É como se  daí para frente, ele lembrasse a Deus - Olha lá, aquele ali pecou, o Senhor não vai matá-lo? É como se ele estivesse o tempo todo cobrando aquela sentença que Deus colocou sobre o homem pecador no jardim do Éden. Por isso que ele tem o poder da morte, mas este poder foi destruído. Na Cruz, Cristo morreu para esmagar a cabeça da serpente, que é Satanás, para livrar todos os que com medo da morte estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Em Apocalipse 1:17-18 diz: “Quando vi, caí aos seus pés como morto”...  Quando João, o apóstolo, viu a Cristo nas suas vestes de Juiz, como  virá um dia para julgar como filho do homem, caiu como morto!  “Sobre mim a sua mão direita dizendo: não temas, não temas,  eu sou o primeiro e o último e aquele que vive. Estive morto, mas  vivo pelos séculos dos séculos, eu tenho as chaves da morte e do hades”. Algumas traduções falam inferno, mas Hades é aquele estado em que a alma e o espírito da pessoa ficam depois de ela desencarnar. No cemitério fica o corpo ou onde quer que a pessoa tenha morrido, até o dia da ressurreição, quando o espírito, alma e corpo se juntarão novamente para toda a eternidade. Os salvos para ficarem com espírito, alma e corpo no céu eternamente  na presença de Cristo; os perdidos com  espírito, alma e corpo eternamente no lago de fogo, onde não acaba o sofrimento. 

Em João 5:24 o Senhor Jesus disse: “Em verdade em verdade vos digo: que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna não entra em juízo, mas passou da morte para vida”. Que coisa maravilhosa é essa! O medo da morte do ser humano é porque tem um juízo esperando por ele na esquina. Sabemos que quem ouve a palavra de Deus e crê naquele que Deus enviou, seu próprio Filho, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Deus fala na sua palavra que se você crer em Jesus como seu Salvador, você não passará pelo juízo final. Por que passaria, se Ele morreu para pagar pelos seus pecados? Você iria chegar lá para ser julgado de quê? Seus pecados foram pagos! Supomos que eu deva uma conta no armazém da esquina e um amigo meu vai lá e paga. Um belo dia, passando por ali, eu entro no armazém e falo: - Sr. João, aquela minha conta, vê se me quebra o galho e  perdoa! - Que conta Mário? Não tem nenhuma aqui, o seu amigo pagou tudo! Foi isso que Cristo fez! Pagou pelos pecados de todos aqueles que Nele creem e hoje não entra em juízo aquele que crê em Jesus. Hebreus 9: 13-14 diz: “Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo”.

Ele está se referindo ao sacrifício no Antigo Testamento, quando animais eram mortos no lugar do pecador. Mas aquilo não valia, era só para lembrar que um dia Deus iria enviar um Cordeiro perfeito, seu próprio Filho para morrer no lugar do pecador. 

“De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo

Assim também Cristo oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez sem pecado aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:26-27

Você o espera para salvação ou para o juízo? Se ainda não creu em Jesus como seu Salvador e Senhor, você o espera para juízo. Mas ele virá para os que o esperam para salvação. Porque, continua explicando em Hebreus 10: 

“Tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado”. 

Se aqueles sacrifícios de animais que no judaísmo eram oferecidos continuamente, valessem alguma coisa, aqueles que os ministravam nunca mais teriam consciência de pecado. E o que significa ter uma consciência purificada de pecado? É simplesmente não ter mais consciência de pecados, quando o medo do juízo é removido. Uma vez que Deus lidou com todos os pecados dessa pessoa lá na cruz, quando Cristo morreu. Quem tem consciência de pecado por sua vez, vive no terror de ser julgado por Deus por causa dos seus pecados, e não pode desfrutar da paz com Deus. Você tem consciência de pecados? Não estou falando aqui de pecados tipo: - ah eu fiz uma bobagem, contei uma mentira, eu pequei ontem, etc. E isso deixá-lo com a consciência atribulada. Não é  isso! Quando um cristão pratica um pecado, Deus o disciplina. Ele tem que  confessá-lo a Deus, mas o seu perdão já está garantido, tanto é que você não encontra em nenhum lugar do Novo Testamento pessoas que tenham crido em Jesus pedindo perdão a Deus. Nunca! Anote isso! Uma pessoa que já creu em Jesus não vai pedir perdão a Deus porque o perdão ela já tem, já lhe foi garantido no dia em que se converteu. Deve sim, confessar seus pecados a Deus. Em 2 Coríntios 5:11 diz: “Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé”. Pregamos o evangelho, mostramos a uma pessoa que ainda não tem a sua consciência purificada dos pecados que estão sobre si, que ainda não passou pela fé em Cristo Jesus para ter os seus pecados todos perdoados, que ela precisa temer realmente a Deus. Para isso, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos pela fé. Creia em Jesus como seu Salvador para ter os pecados perdoados hoje, agora, e entrar nesta salvação perfeita e gloriosa. 

Mas, como nunca mais ter a consciência do pecado?  Em Hebreus 9:14 lemos: “Eis aqui venho para fazer oh Deus a tua vontade”. Ele estava anunciando a sua vinda ao mundo. “Na qual vontade  temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez”. Uma vez pela oferta no corpo dele; uma vez somos santificados. “E assim todo sacerdote lá do Antigo Testamento aparece cada dia ministrando, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios que nunca podem tirar pecados, mas este Jesus, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados está sentado para sempre à destra de Deus”. Por que? Porque a obra foi consumada, Ele terminou o serviço, não tem mais nada a ser feito. “Porque com uma só oblação, um só sacrifício, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”. (separados).

Quando vou lavar os copos da minha cozinha, pego os sujos, lavo e os coloco em outro lado. Agora estão limpos. É isso que Cristo faz com uma pessoa suja de seus pecados, que crê em Jesus. O seu sangue redentor remove os pecados desta pessoa, perdoa, redime e a coloca em  outro lado, em  outra categoria, a daqueles que são santificados pela obra consumada por Cristo na cruz do calvário. 

Hebreus 10:15: “também o Espírito Santo nos testifica” Nos garante isso. “porque depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor, porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos” e acrescenta: “ e jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades”.

Deus passa uma borracha nos pecados daquele que crê em Jesus como Salvador.

Há uma história de uma menininha que estava fazendo uma lista dos seus pecados, e aflita, derramou um copo de água em cima da folha, borrando tudo. Ela olhou e entendeu: Foi isso o que aconteceu com seus pecados, ao crer em Jesus. Deus não consegue mais ler a lista dos seus pecados, o sangue de Cristo borrou tudo, apagou os pecados. 

“Ora, onde há remissão dos pecados não há mais sacrifício pelo pecado. Tendo, pois, irmãos ousadia para entrar no santuário (presença de Deus), pelo Sangue de Jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemos com verdadeiro coração em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes na confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu”. Deus prometeu que uma pessoa que crê em Jesus nunca entrará em juízo, já teve todos seus pecados lavados e perdoados.  Ele é fiel e cremos Nele! 

O Senhor Jesus em Mateus 10:28 fala: “não temais os que matam o corpo”. Como aquelas  famílias do documentário nos Estados Unidos, que estão armadas até os dentes, dando metralhadora a crianças, envenenando a comida para outros morrerem se tentarem invadir a casa,  alarmes para todos os lados, muralhas, cercas eletrificadas...  “ não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo”. Quem é este? Deus! E como não ter mais medo do juízo de Deus? Crendo em Jesus! “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna”. Tem a vida eterna! Não diz talvez, quem sabe um dia. Tem a vida eterna e não entrará em juízo, mas passou da  morte para vida, a morte ficou lá atrás, agora, é vida para desfrutar.

O Senhor fala: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”. Mateus 10:29-31

Com  razão estava aquela colombiana.  O mundo já é pior em todos os efeitos, de toda maneira,  não dá para se preparar para o pior. A única maneira é se preparar para o pior dos piores, que é  o juízo de Deus. Para este sim, deve se preparar. E como se faz isso? Atrás de uma  muralha? Não! Protegido pelo sangue de Cristo Jesus que nos purifica, nos limpa de todos os nossos pecados. Se Deus não nos guardasse, nenhum de nós sobreviveria! Minha próxima batida do coração será apenas  por misericórdia de Deus, porque se Ele fizer assim, meu coração para, por mais preparativos que eu tenha feito na vida. Então, creia em Jesus como seu Salvador, essa é a maior preparação que você pode fazer. Receba esta salvação e desfrute dela, não fique na inquietude do medo de encontrar-se com Deus, porque não vai ter nada para você declarar no imposto de renda do juízo final, tudo já foi pago por Cristo na cruz.